Criando Textos Individuais

O 3º ano fundamental do CENSA dedicou-se à narração, na aula virtual de 9 de abril, de Produção de Texto. O objetivo era criar e organizar um texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos segundo as normas gráficas e características do gênero textual. O primeiro passo foi imaginar a própria história através dos gifs, disponíveis na internet, criando um mapa mental do que colocariam no texto. Conduzidos pelas professoras, os alunos responderam à questionamentos como "Em que ambiente seu personagem vive?", "O que ele gosta de fazer?", entre outros, produzindo seus textos com os conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, pontuação e regras ortográficas. "Foi nítido perceber o engajamento dos alunos e, principalmente, a capacidade de transcreverem seus mapas mentalis em forma de texto narrativo", afirmou a professora Inglidy Lopes.
- Foi a melhor produção de texto que eu criei! - opinou o aluno Leonardo Assed Chacur, da turma 303.