Matemática dinâmica e desafiadora

Comemorando o Dia da Matemática, 6 de maio, o Ensino Fundamental I do CENSA dedicou a semana a celebrar a data, de forma divertida e cheia de significados. “Seguimos a teoria do grande matemático Júlio Cesar de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan, que defendia uma matemática envolvente, cheia de enigmas e fantasias, empolgante e motivadora”, explica Fernanda Monteiro, coordenadora de Matemática do Auxiliadora.

Somando a atividade maker à proposta, a semana foi de muita movimentação. O 1º ano construiu um jogo da memória, envolvendo a representação numérica e as peças do Material Dourado. Caprichando nos desenhos e nas cores, participaram de momentos de muita diversão. “Além de despertar o prazer da aprendizagem, os jogos matemáticos oportunizam o desenvolvimento do raciocínio lógico e múltiplas habilidades”, afirmou a professora Vanessa Brasileiro.

Trabalhando a geometria espacial, o 2º ano foi desafiado a realizar uma atividade lúdica utilizando palitos, jujuba e massinha de modelar. O objetivo era ampliar a visão espacial dos sólidos geométricos, habilidade já explorada, anteriormente, com a utilização do aplicativo Quivervision e do software Geogebra. A professora Fabiana Alves destaca “que os alunos ficaram encantados com as visualizações e participaram com muito entusiasmo”.

O 3º ano participou de um game, elaborado pelos professores, na plataforma Quizlet. Nele, o aluno avançava a medida em que acertava a tabuada proposta e, ao final, era apresentado um ranking com os resultados. “Foi uma aprendizagem dinâmica e empolgante!", disse a professora Jackeline Freitas.

Já o 4º ano partiu para o “Desafio da Roleta”. Elaborado na plataforma WORDWALL, o jogo apresentava situações variadas envolvendo as habilidades matemáticas trabalhadas no 1o trimestre. A professora Paula Gama explicou que “foi possível revisar conteúdos de forma dinâmica”.

Para o 5º ano, a proposta foi a criação de obras, através da técnica do mosaico. "Além de aumentar a concentração, a execução da atividade estimula a criatividade, uma vez que é possível criar inúmeros desenhos, explorando padrões entre formas e cores", explicou a professora Letícia Manhães.
- Foram atividades envolventes e que despertaram o interesse para esta área do conhecimento. É importante que as crianças identifiquem a matemática no seu cotidiano e a tornem parte de sua vida - finalizou Fernanda.