FAKE NEWS

Sempre trazendo temas atuais e relevantes para as salas de aula, o ensino médio do CENSA iniciou o trimestre discutindo as fake news. A proposta surgiu da disciplina de Lingua Portuguesa em parceria com a Orientação Educacional. “O objetivo foi incentivar a criticidade dos alunos diante das informações que circulam nas redes sociais”, explicou a professora Livia Guedes. “Não só as que consomem mas, também, as que propagam”, completou a orientadora Thalita Ernesto. Utilizando o jogo “Fato ou Fake”, os alunos conceituaram a temática e pontuaram formas de identificá-las: análise das fontes, terminação de sites, sensacionalismo nos títulos, radicalismo no texto foram algumas. Finalizando o trabalho, as turmas refletiram sobre as consequências das fakes news, participando de um debate para conceituar “Infodemia” e seus resultados na sociedade.  “A evolução dessa aula potencializou análise de propagandas de combate às fake news, de charges e suas estratégias para a crítica a partir da intertextualidade, desenvolvendo a interpretação textual”, disse Thalita.