Mais um prêmio para o Projeto Lápis Ecológico

Após ganhar o prêmio internacional na Conferência Global Be the Change Celebration, na categoria Meio Ambiente em 2021, o projeto Lápis Ecológico, mais uma vez está em evidência. No dia 17 de março, a turma 501, autora do trabalho, recebeu oficialmente o título de "Alunos Embaixadores", do Programa Criativos da Escola. Na semana seguinte, 22 de março, foi a vez da professora Josiele Rosa Motta Sampaio tornar-se embaixadora do mesmo programa, que é desenvolvido pelo Instituto Alana, com sede em São Paulo.

Realizada anualmente, a premiação considera quatro critérios: o protagonismo dos estudantes, as condições do trabalho em equipe, a criatividade das iniciativas e o olhar empático dos alunos para a sociedade em que vivem. "Temos orgulho de cumprir todos os requisitos com sucesso!", orgulha-se a professora Josiele. O projeto surgiu a partir da sensibilização dos alunos sobre a responsabilidade ambiental. Olhando o seu cotidiano e onde seria possível atuar, os alunos perceberam a quantidade de lápis descartados nas salas de aula e buscaram junto da professora,  alternativas para a destinação correta desse material. Da percepção à prática foi um pulo. Colocando a mão na massa, promoveram uma campanha de coleta envolvendo toda a escola e partiram para o desenvolvimento do projeto. Foram várias reuniões no espaço maker, para a idealização e realização de experimentos. E o resultado foi um sucesso! O Lápis Ecológico foi criado a partir dos resíduos gerados pelo uso de outro lápis e carrega em um dos lados uma semente de crotolária, ao invés da tradicional borracha. Dessa forma, ao ficar em tamanho reduzido, o lápis pode ser plantado junto à semente, gerando uma nova planta, reconhecidamente um agente indireto de prevenção à Dengue.

- É gratificante participar de um projeto com tanto engajamento e potencial de transformação da sociedade. Ele encantou e foi reconhecido por 28 países! Queremos disseminar essa ideia e influenciar novas iniciativas - disse a professora Josiele.