Projeto Bullying em manhã de reflexão

O Projeto Bullying, desenvolvido pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio, deu mais um passo em direção ao seu objetivo: conscientizar sobre os prejuízos emocionais gerados pelas ações discriminatórias e vexatórias. Desta vez, o encontro aconteceu na manhã de 31 de março quando, através de depoimentos, relatos, dramatizações e coreografias, os jovens puderam analisar e refletir sobre atitudes corriqueiras que reforçam o preconceito, a discriminação e a violência.

As alunas do Normal Médio apresentaram uma coreografia com a música "Pretty Hurts", de Beyoncé, que faz uma crítica ao culto à beleza e aos padrões exigidos pela sociedade. Através de expressões corporais mostraram a dor da vítima do bullying.

Surpreendendo com uma cena de bullying, já pré combinada mas sem o conhecimento da plateia, as alunas provocaram a indignação dos colegas que se manifestaram automaticamente em apoio à suposta vítima.

- A mensagem que ficou de toda essa manhã de reflexão foi a importância do protagonismo juvenil frente a qualquer situação de intolerância e indiferença - diz Talita Ernesto, orientadora educacional, feliz com a receptividade do projeto entre os alunos.