Expo Arte 2013

Uma viagem em Tarsila

Numa viagem artística na obra de Tarsila do Amaral, o Auxiliadora apresentou ao público a Expo Arte 2013, nos dias 4, 5 e 6 de setembro.
Uma releitura do trabalho dessa grande artista brasileira pelos olhos dos alunos da Escola Infantil ao Ensino Médio, mostrando todo o seu colorido e nacionalismo nos mais diversos materiais. Um momento "abapurus" da pós-modernbidade.

Telas, blusas, móbiles, potes, tecido... todos os materiais, formas e texturas na releitura da obra de Tarsila do Amaral.

Propomos, nessa viagem artística, um mergulho no nacionalismo dessa grande artista plástica brasileira,  nascida em São Paulo, que levou e elevou as cores e formas brasileiras para a  Europa e o mundo. Viajar na obra de Tarsila do Amaral, nessa Semana da Pátria, torna-se uma verdadeira aula de brasilidade. Ela soube, como poucos, absorver o que é bom da Europa e transformar em arte com a cara do Brasil. Um Brasil de cores quentes, de céu sem nuvens, um Brasil brasileiro. A brasilidade presente na obra de Tarsila foi pesquisada e exposta com materiais da nossa flora, como sementes, casca de árvores e pigmentos típicos das florestas do Brasil. Nesta Expo Art primamos pelo traço da criança, sem grandes interferências no processo criativo. As cores, numa escolha da criança, dão colorido maior na obra dessa brasileira antropofágica. Nesse momento arte "sejamos abaporus"  da pós modernidade, absorvendo Tarsila sob o olhar das crianças do CENSA.

Luiz Carlos Soares
Coordenador de Arte