O que é meu é o que é de todos?

A reflexão do 6º ano fundamental do CENSA nas últimas aulas de Filosofia de outubro foi sobre o tema "O que é meu é o que é de todos?" O objetivo foi conhecer o posicionamento e as ações de cada um, em espaços públicos e privados. Foram abordados assuntos como o crescimento urbano e os impactos ambientais e reflexões sobre um desenvolvimento social e econômico sustentável, instigando formas  de se pensar uma cidade mais leve de se viver.
Analisando o grafite como uma expressão típica da cultura urbana, os alunos iniciaram uma pesquisa sobre a arte, conhecendo como interagem com a população, os grandes nomes brasileiros e suas obras.

- Os alunos assumiram o papel de protagonistas  definindo os temas a serem tratados, sentindo-se mais livres para criar e dar vazão à sensibilidade de maneira mais plena. Utilizaram o Maker Space para desenvolverem seus trabalhos, optando pelo tema dos impactos ambientais que estamos sofrendo - disse a professora Fátima Coelho.
A proposta, trabalhada em grupo favorecendo aprendizagens relacionadas à  partilha   de ideias  conhecimentos e responsabilidade de cada um, está de acordo com a BNCC, desenvolvendo habilidades relacionadas às práticas artísticas às  diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética; tendo o objetivo de debater sobre as manifestações artísticas em espaços  não-convencionais, experimentar o caráter transgressor da arte, conhecer e debater sobre as relações entre a arte e a política.