Esporte

O esporte tem como objetivo primordial socializar e desenvolver valores humanos de solidariedade, companheirismo, cidadania.

Através da prática esportiva adquire-se confiança, auto-estima, disciplina e equilíbrio emocional, valores indispensáveis para quem almeja crescimento profissional e realização pessoal. 

O Departamento de Esportes do CENSA tem por finalidade integrar os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, proporcionando aos mesmos, de forma continuada, a aquisição de hábitos saudáveis de forma continuada. 

Adotando como eixo estrutural da ação pedagógica o princípio da inclusão, o Departamento Esportivo aponta para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores e princípios democráticos.  Neste sentido, buscamos garantir a todos os alunos a possibilidade de participar de equipes esportivas, jogos, dança, olimpíadas e campeonatos em benefício do exercício da cidadania.

Como vivência do espírito de família, característica do Sistema Educativo de Dom Bosco e Madre Mazzarello, o esporte se torna ferramenta indispensável à formação e educação dos jovens.

O congraçamento e o intercâmbio esportivo entre alunos salesianos enriquece cada vez mais o universo de nossos alunos através de uma competitividade saudável, intensificando valores como humildade, entusiasmo, respeito e disciplina ensinando-lhes também a vencer e a perder com dignidade. 

O Departamento de Esportes tem como objetivo estimular a vivência dos valores imprescindíveis à formação do caráter, trabalhando o lado afetivo, exercitando-se no saber ganhar e perder, construindo o equilíbrio emocional dos atletas-alunos e desenvolvendo-lhes a dimensão humana e social. 

Sob a orientação do Departamento de Esportes se desenvolvem:

• trabalho de iniciação esportiva - as “Escolinhas de Esportes” do CENSA, com aulas semanais de Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei, Natação, Judô, Dança Moderna e Clássica e Ginástica Olímpica;

• treinamentos das Equipes Esportivas, organizadas com horários  especiais e sistemáticos para as seguintes modalidades; Vôlei, Basquete, Futsal, Handebol, Dança Moderna e Clássica e Ginástica Olímpica;

• promoção e realização da Olimpíada Interna com jogos entre as turmas, com o objetivo de incentivar a prática esportiva, despertando novos valores;

• promoção dos Jogos de Outono, cuja finalidade maior é a integração dos alunos e a descoberta de novos talentos entre os novatos;

• promoção e participação nos Jogos Nacionais Mazzarello, (Jogos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora) que tem como objetivo promover a integração de jovens das escolas Salesianas das FMA, em âmbito nacional, proporcionando-lhes convivência, entrosamento e experiência do espírito de família através da prática esportiva. Objetiva ainda a unidade congregacional na ação pedagógica da prática esportiva  salesiana, através de um trabalho integrado, participativo, cooperativo entre os diversos colégios do Brasil da rede das FMA;

• participação dos Jogos ANEC (Associação Nacional de Educação Católica) do Estado do Rio de Janeiro;

• participação em campeonatos municipais entre as Escolas;

• preparação, promoção e apresentação do Espetáculo anual da Cia. de Dança do CENSA, apresentando a culminância do trabalho desenvolvido durante o ano. 

O trabalho esportivo desenvolvido no CENSA, tem como característica intrínseca humanizar o jovem, despertando nele o espírito de equipe, de solidariedade e fraternidade. Superar os próprios limites conduz à disciplina, à força de vontade, à garra e determinação. No esporte e na vida, a tecnologia está a serviço do homem, “amorizando as relações humanas com ternura, respeito, solidariedade e amizade”. 

O Esporte no CENSA faz parte do Projeto Pedagógico da escola: formar “bons cristãos e honestos cidadãos” (D. BOSCO).