Ensino Médio em Simulação de Reunião da ONU

Após estudos e debates sobre a Guerra na Ucrânia ao longo do primeiro trimestre, o 2º ano do Ensino Médio do CENSA simulou uma reunião do Conselho de Segurança da ONU, na quarta-feira, 1º de junho. A dinâmica foi uma proposta da disciplina de Geografia, que escolheu o tema pela atualidade e relevância. O Conselho foi formado por 15 membros, sendo cinco permanentes e dez rotativos, e, ainda a equipe da imprensa, que apresentou um resumo da seção e deliberações.
Muito comum entre jovens ao redor do mundo, esse tipo de simulação funciona como laboratório que incentiva o aprendizado de Ciências Políticas, Diplomacia e Direito e desenvolvem habilidades interpessoais. “Após as conferências é possível observar uma melhora da oratória e na capacidade de trabalhar em grupo”, afirma o professor Carlos José Tavares de Oliveira. Outro aspecto positivo é o incentivo ao conhecimento sobre Geopolítica mundial e o debate de temas difíceis, onde o que se defende não é um ponto de vista pessoal, mas o país que o aluno representa.
- Pode parecer simples, mas a argumentação requer o conhecimento da história dos países envolvidos e como ele se posicional na vida real. É uma dinâmica empolgante e enriquecedora em todos os sentidos. – disse o professor.