Falando sobre Emoções

O 3º período da Escola Infantil do CENSA participou de uma roda de conversa sobre emoções, nos dias 4 e 5 de julho.  Mediado pela orientadora educacional Aline Tavares, o encontro promoveu uma comunicação ainda mais próxima com os alunos. O objetivo foi incentivar a identificação e a compreensão das emoções e, assim, ensiná-los a lidar e externá-las de forma assertiva.

- Trabalhamos constantemente esse conceito, fundamentado pelos princípios salesianos da amorevollezza de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Porém, percebemos que, com o isolamento social imposto pela pandemia, esse trabalho tornou-se ainda mais necessário - explicou Aline.
A dinâmica teve início com um fórum de discussão, na sala de Educação Tecnológica. As crianças avaliaram cenas do cotidiano escolar, debatendo as situações e expressando os sentimentos aflorados: tristeza, alegria, raiva, amor... Ao final, cada um recebeu uma plaquinha de emoji e registrou com um desenho, a situação que representava a emoção determinada pela imagem.
- Foi um momento rico e significativo de diálogo. É fundamental dar espaço e voz aos sentimentos das crianças - completou a orientadora educacional.