Cápsula do tempo: memória individual e coletiva

O 5° ano fundamental do CENSA criou uma cápsula do tempo. A atividade foi uma proposta da disciplina de História, que aborda a importância da memória coletiva e individual. Cada aluno selecionou um objeto que acredita ser importante na sua trajetória de finalização do segmento I: camisa das olimpíadas, medalhas, fotografias, cartas e vários outros itens relevantes para eles, no momento. A intenção é que essa cápsula seja aberta apenas em 2026 e, assim, observar as transformações ocorridas nesse período. "Foi uma forma de aproximar a teoria da vida dos alunos, estruturando o conceito de memória individual como parte da construção da memória coletiva, na pluralidade de vozes e recordações diferentes que formam uma narrativa comum", explicou a professora Paula Abílio.