Família, Fraternidade e Educação

Atendendo ao convite da Campanha da Fraternidade de 2022, os ensinos fundamental II e médio do CENSA refletiram sobre a relação entre Fraternidade e Educação. A proposta surgiu na disciplina de Ensino Religioso, com o objetivo de analisar o papel da família como lugar de aprendizagem para a vida. "Escolhemos a família por ser um espaço onde a socialização, a construção de conhecimentos e dos valores, como normas morais, espiritualidade e fé, devem ser experienciados", explicou a professora Fátima Coelho. Os dois anos de isolamento social obrigatório também impulsionou a escolha. "Foi um tempo de reaproximação mas, também, de vários conflitos", completou a professora Juliana Carneiro.

Considerando esse contexto, os alunos descreveram suas experiências familiares, seu significado em suas vidas, os resultados dessa relação mais intensa, o exercício para lidar com as diferentes personalidades, o esforço para superarem as adversidades e o fortalecimento dos vínculos de amor do seio familiar.

- A reflexão evidenciou o sentido da família como o lugar privilegiado para crescer em sabedoria, idade e graça e resultou na compreensão de que o processo educativo desenvolvido em seu interior deve contribuir para a construção de uma sociedade melhor, pautada no respeito, justiça, diálogo e amor - disse Fátima.