Visita à Reserva Caruara

O 3º ano fundamental do CENSA participou de uma excursão pedagógica à Reserva Caruara, em São João da Barra, RJ, na sexta-feira, 15/3. A atividade ilustrou o conteúdo de astronomia, abordado atualmente em sala de aula e ficou ainda mais educativa com o apoio do físico Marcelo de Oliveira Souza. Doutor em Cosmologia pela UFRJ, Marcelo acompanhou os alunos, explicando com riqueza de detalhes a diferença entre o céu diurno e noturno, o movimento do sol, as fases da lua, a formação de estrelas, a identificação das constelações e vários outros  questionamentos levantados pela garotada.
A visita gerou, ainda, a oportunidade de conhecer o Programa de Monitoramento das Tartarugas Marinhas. Em parceria com o Projeto Tamar, que instalou uma sede de reabilitação e preservação na sede Caruara, os alunos viram de perto todo o funcionamento do trabalho.
- Foi uma experiência incrível. Atividades extra muros motivam a aprendizagem. Agradecemos a disponibilidade do sr. Marcelo, que tornou o estudo ainda mais divertido e prazeroso - disse Ísis Vivório, coordenadora de área do CENSA.