Proposta Pedagógica

O Ensino Fundamental I, que corresponde aos anos iniciais do 1º ao 5º ano, alunos de 6 aos 10 anos de idade, constitui-se pela criação de oportunidades básicas para que as crianças construam o saber, o saber-fazer, saber-ser e o saber-conviver. Desenvolvendo aprendizagem centrada no aprendiz e na individuação, centrada na pessoa humana.

Nossa missão é possibilitar aos alunos uma experiência de aprendizagem significativa, vivida na construção personalizada do conhecimento, na descoberta de um mundo real que atrai e encanta porque é um mundo vivo – mundo que se conhece, que se constrói na convivência diária.

Os educadores utilizam a mediação como instrumento metodológico e se interpõem entre os alunos e o objeto de conhecimento, favorecendo uma compreensão mais ampla e profunda das hipóteses dos alunos, num diálogo dinâmico, mútuo e contínuo. Esta mediação do professor é essencial no sentido de criar ações que garantam a apropriação significativa do conhecimento.

Potencializamos as capacidades dos alunos, auxiliando-os a desenvolver suas capacidades de ordem cognitiva, afetiva, física, ética, estética, as de relação interpessoal e de inserção social. O nosso objetivo é desenvolver nossos alunos em todas as suas potencialidades, ou seja, desenvolver a pessoa humana.

Ao selecionarmos os conteúdos a serem trabalhados, consideramos a relevância social e sua contribuição para o desenvolvimento da pessoa humana nos seus aspectos morais, sociais, afetivos e intelectuais.

A abordagem dos conteúdos é feita de modo a garantir uma aprendizagem significativa e contextualizada, utilizando a tecnologia aplicada à educação, os projetos de trabalho, para melhor compreensão da realidade e construção do conhecimento.

A avaliação é processual e se faz através de avaliações, acompanhamento diário e relatórios individuais que demonstram o desenvolvimento dos alunos ao longo de cada bimestre.