Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Ensino Fundamental I, do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora, fundamenta-se em uma aprendizagem inovadora, disruptiva, que redesenha os espaços físicos e as metodologias, propondo atividades, discussões, desafios, resolução de problemas e jogos. 

Exigimos um aluno mais ativo, que aprende pela interação com o meio. Valorizamos o protagonismo, permitindo a participação no processo de construção e de articulação de diferentes conhecimentos. 

Estimulamos a aprendizagem criativa, porque acreditamos em uma educação relevante para todos, envolvendo práticas pedagógicas que instigam a curiosidade, a expressão, a experimentação e o engajamento dos estudantes. Neste processo, o aluno é convidado a pensar, a agir e a produzir para solucionar problemas ou atingir um objetivo.

Cultivamos o pensamento criativo por meio de trabalhos em projetos, baseado em suas paixões, em colaboração com pares e mantendo o espírito do pensar brincando. Propiciamos oportunidades que incentivam explorações lúdicas e a criação de projetos significativos em diferentes contextos. Capacitamos nossas crianças para que tenham consciência de sua própria construção de significados. E construir significados implica pensar, sentir e atuar nas situações cotidianas. 

A aquisição do conhecimento é respaldada em competências cognitivas, pessoais e sociais, rompendo com padrões tradicionais, exigindo proatividade, colaboração, personalização e visão empreendedora. 

O professor tem o papel de mediar, de elaborar e de orientar desafios de aprendizagem, com uso de ferramentas tecnológicas, organizadas por meio do plano de estudo semanal. Deixa de transmitir informações para desenvolver ações que reestruturam conteúdos, para inovar os procedimentos didáticos e estabelecer com clareza os objetivos. 

O saber e a tecnologia se mesclam, propiciando um aprender e um ensinar em uma interligação simbólica, profunda e constante entre o que denominamos mundo físico e mundo digital. Explorando novas ideias e buscando novas possibilidades, o Ensino Fundamental I defende o uso criativo da programação e atua na iniciação à robótica na educação.

A equipe docente do CENSA fundamenta o seu fazer pedagógico nos princípios da psicopedagogia. E sua prática tem como foco: o que ensinar, como ensinar, para que ensinar e para quem ensinar; investindo, assim, em um repertório de ferramentas pedagógicas que favorecem as metodologias ativas em todas as dimensões da aprendizagem, apresentando sugestões e apontando caminhos para que as ações sejam instigantes e envolventes.

Seguem algumas alternativas pedagógicas utilizadas.

1. Sala de aula invertida

Nesse modelo, o professor indica o conteúdo e os exercícios que devem ser realizados antes de dar uma aula sobre o tema. A indicação pode ser desde capítulos de livros até vídeos, podcasts e e-books, por exemplo.

Utilizando esse recurso, os alunos se preparam e, depois, aproveitam ambientes virtuais para tirar as dúvidas que encontraram em relação ao consumo do material e às atividades propostas pelo docente.

A sala de aula invertida tem base no ensino híbrido, que une o online e o offline. De forma online, o aluno estuda sozinho no tempo e local que desejar, utilizando para isso o computador, o celular, o tablet e/ou os livros.

2. Gamificação

Quando falamos em gamificação, é comum lembrarmos dos jogos virtuais. Mas, na verdade, no caso do ensino, o que é utilizado é o conceito por trás deles: uma competição saudável que traz um resultado como “prêmio” ao estudante. Neste caso, estamos utilizando a plataforma “Meu Bernoulli XP”, Kahoot, Quizlet, Mentimeter, Wordwall, Padlet, Quizziz. Com base nesse conceito, a gamificação é utilizada no ensino para estimular o pensamento “fora da caixa” e para trazer mais motivação no momento dos estudos.

3. Rotação por estações

Rodízios por estações com atividades diferentes, pelas quais todos devem passar, sendo uma delas, obrigatoriamente, online

4. Aula Rotacional

Semelhante ao modelo por estações, os estudantes devem ir aos laboratórios disponíveis na escola, para aprendizagem. 

5. Rotação personalizada

Elaboração de cronogramas personalizados de acordo com a necessidade de cada aluno, respeitando seu ritmo e tempo de estudo.

Enfatizamos as habilidades socioemocionais que estão inseridas diariamente no nosso contexto, porque a escola precisa ser agente para que os estudantes aprendam a conviver e a valorizar as diferentes formas de pensar e sentir o mundo, a produzir e a compartilhar conhecimentos e a se relacionar.

Na formação do aluno, discute-se o desenvolvimento da gestão de conflitos e de conteúdos atitudinais para promover a construção de um currículo que esteja em consonância com a preparação do projeto de vida. 

Temos como meta preparar os nossos educandos para a sociedade que atualmente não exige somente habilidades cognitivas, como também as habilidades socioemocionais, como, por exemplo: buscar soluções para os problemas sociais; captar; selecionar e analisar informações de maneira crítica; produzir novos saberes; responder às necessidades de uma sociedade em ritmo veloz de transformações; saber comunicar-se, saber ouvir e argumentar, trabalhar em equipe de maneira colaborativa; tomar decisões de forma responsável e ética, comprometendo-se com a construção de um mundo melhor.

Reiteramos um ensino capaz de promover a apreciação às formas, padrões e simetrias do mundo natural, permitindo que os estudantes “recriem” o mundo através de seus próprios olhos e com suas próprias mãos. As crianças tornam-se mais propensas a criar e a construir quando são envolvidas em atividades lúdicas e significativas. Portanto, as salas de aulas do Ensino Fundamental I do CENSA se caracterizam pela exploração dos conhecimentos, mão na massa, investigação, alegria e o amor pela aprendizagem.

Acreditamos que a espiral de aprendizagem criativa, que ocorre pelo imaginar, criar, brincar, compartilhar, refletir e imaginar, constitui-se como o motor do pensamento criativo. A partir destes preceitos, os estudantes serão capazes de desenvolver as próprias ideias, testá-las, experimentar alternativas, obter opiniões e criar novos conceitos a partir de suas experiências.