Proposta Pedagógica
O currículo da Educação Infantil do CENSA organiza-se por atividades, tendo como finalidade a formação integral da criança até 5 anos, priorizando seu desenvolvimento sócio-afetivo, religioso, psicomotor e cognitivo, complementando a ação da família em parceria com a mesma.
Destacam-se como objetivos prioritários:
Desenvolver uma imagem positiva da criança, possibilitando-lhe agir com mais independência, confiança e respeito ao outro; desenvolver o sentido do sagrado e de Deus, aprendendo e ver a vida à luz da fé; estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo a articular interesses e pontos de vista, respeitando a diversidade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração, num exercício crescente de cidadania; vivenciar projetos de trabalho que estabelecem vínculos afetivos e de troca com adultos e outras crianças, fortalecendo a auto-estima, ampliando gradativamente possibilidades de comunicação e interação social; utilizar as linguagens corporal, musical, plástica, oral, escrita e virtual ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de modo a compreender e ser compreendido, expressar ideias, sentimentos, necessidades, desejos e avançar no processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva; aprender de modo lúdico e prazeroso, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades.
O corpo docente e a equipe técnico-pedagógica da Educação Infantil do CENSA são altamente qualificados, com curso de Psicopedagogia, formação contínua e participação em importantes congressos nos quais são apresentados resultados de nossos trabalhos e pesquisas no campo.
O espaço da Educação Infantil possui ambientes especialmente projetados para atender às necessidades das crianças (sala de multimídia, psicomotricidade, refeitório, piscina, áreas externas, parques), todos seguindo as normas de segurança. Nestes espaços, as crianças têm a possibilidade de construir uma imagem positiva de si, através do contato com diferentes linguagens, dentre elas a corporal, musical, plástica, oral e escrita, ampliando suas relações sócio-cognitivas de maneira harmoniosa.
Estruturado por atividades, o currículo prioriza os projetos de trabalho (LERNER, 2002; HERNANDEZ, 1998), em vista do desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e físico-motor da criança. Leva em conta os conhecimentos e os valores culturais das crianças e estimula a construção da sua autonomia, cooperação, criatividade, capacidade de argumentar, responsabilidade e formação do auto-conceito positivo, da corresponsabilidade ecológica e da sustentabilidade.
O Currículo trabalha com atividades habituais, práticas educativas que constituem o cotidiano da Educação Infantil: Música, Robótica, Psicomotricidade, Biblioteca Infantil, Arte-Educação, Multiletramentos: oral, escrito, informacional, matemático, linguístico, entre outros que se façam necessários e oportunos.
As crianças, desde 1 ano e 6 meses, são inseridas na cultura tecnológica e digital, considerando-se o fascínio que essas tecnologias exercem sobre as mesmas. A inovação digital é instigante e a utilização de ambientes digitais de aprendizagem facilitam a construção do conhecimento, o protagonismo dos educandos, o ensino cooperativo, a interdisciplinaridade, a interconectividade, a aprendizagem ativa, lúdica e criativa.
Diferenciais:
. Psicopedagogia Preventiva e Clínica
. Formação inicial e continuada dos professores, com cursos sobre os diferentes aspectos do processo educativo, ensino-aprendizagem e necessidades especiais.
. Pós-graduação em Psicopedagogia)
. Psicomotricidade Relacional
. Informática e Iniciação à Robótica
. Musicalização
. Educação à fé e religiosidade
. Biblioteca Infantil
. Ludicidade
. Humanização e formação para a cidadania ativa e participativa
. Protagonismo Infantil
. Educação Física e Desportos
. Escola de Dança, Natação e Futebol
. Educação Artística e Teatro