Proposta Pedagógica
O Ensino Médio tem como objetivo o aprimoramento do aluno como pessoa humana, incluindo a formação ética e desenvolvimento do pensamento crítico e autonomia intelectual, o projeto de vida, a aquisição dos conhecimentos científico-tecnológicos necessários para o ingresso no Ensino Superior e sua continuidade.
As diretrizes pedagógicas que permeiam o trabalho no Ensino Médio têm como princípios básicos a organização curricular por áreas de conhecimentos, eixos cognitivos da matriz de referência do ENEM, itinerários formativos segunda as áreas: humanas, biomédica e tecnológica.
a) compreensão de sistemas simbólicos das diferentes linguagens como forma de organização cognitiva da realidade tendo como alicerce a expressão, a comunicação e a informação, e os postulados científicos e tecnológicos que presidem a produção na atualidade.
b) domínio das ciências da natureza como construção humana, responsável pela mutação social através do desenvolvimento científico e tecnológico, para a vivência da sustentabilidade, da ecologia integral e do empreendedorismo.
c) compreensão da sociedade, suas transformações e os inúmeros fatores ue nela intervêm como produto da ação do homem.
O foco no ENEM levou-nos a optar pela parceria CENSA-BERNOULLI, Sistema de Ensino com melhor resultado no Brasil. Para isso o CENSA oferece uma estrutura curricular flexível, abrangente, aberta ao novo. Além das aulas normais, são oferecidas aos alunos palestras mensais com profissionais “experts” em ENEM, do Rio de Janeiro e proximidades, plantão de dúvidas, coletânea para atividades domiciliares e simulados mensais, o que garante um estudo permanente dos alunos e sólida formação para os vestibulares nas Universidades Federais e particulares da região.
Este setor é responsável por atuar como um elo entre a Instituição e a comunidade, ouvindo o que ela tem a dizer e abrindo o diálogo entre suas expectativas e o planejamento escolar. A Orientação Educacional tem como objetivo ajudar os alunos a serem protagonistas no processo contínuo de construção de sua identidade pessoal e do desenvolvimento de procedimentos, atitudes e competências que os levem ao exercício da cidadania evangélica onde quer que se encontrem.
Característica da Orientação Educacional é o acompanhamento individual e grupal, a orientação sobre o projeto de vida e as outras dimensões ou serviços educacionais. Caracterizada, entre nós como “Assistência Salesiana", é presença que atua junto ao aluno, considerado em seu núcleo comunitário (turma, ano ciclo próprios), ajudando-o a realizar o que de melhor possui como ser social. Presença dinâmica, animadora e amiga, a Assistente, pessoa religiosa ou leiga, é portadora de propostas de valores que questionam, desafiam, estimulam e apoiam a criança, o pré - adolescente, adolescente e jovem.
A Orientação Educacional no CENSA tem como objetivos:
Promover a aproximação entre comunidade e atores educacionais, mediando o diálogo na busca para solução de possíveis problemas; orientar os alunos em sua formação pessoal, priorizando a vivência de valores, a integração social e comportamentos fundamentais à vida em sociedade escolar; conhecer, avaliar e dialogar com os alunos criticamente e positivamente o que eles valorizam e amam; acompanhar os educadores na identificação e resolução de possíveis problemas relacionais e disciplinares dos alunos, promovendo a integração da família nesse processo; estabelecer uma parceria coerente e dinâmica com a coordenação pedagógica, buscando o acompanhamento individualizado dos alunos, principalmente com dificuldades de aprendizagem; acompanhar os alunos quanto à responsabilidade com os estudos, ensinando-lhes a estudar e organizar o tempo; integrar os alunos e a família com a escola visando à felicidade dos alunos e a satisfação dos pais.
Para atingir esses objetivos desenvolvemos projetos educativos que integram: assistência salesiana, acolhidas e conversas informais; integração e socialização dos alunos; atendimento aos pais para integração família-escola; diálogo para solução de possíveis problemas e/ou dificuldades dos alunos; atenção ao compromisso com as tarefas de casa, falta às aulas, atrasos, atendimento às normas da escola; conversas/dinâmicas informais e rápidas com as turmas sobre projeto de vida e temas relevantes à faixa etária: comportamento, liderança, amizade, sustentabilidade, cyberbulling; roda de conversa com os pais sobre temas relevantes; incentivo à participação em projetos sociais; criar a cultura da solidariedade, a ecologia integral. educação pela paz e cidadania global.