notícias
CENSA e ISECENSA no VII Congresso Nacional da ANEC
O CENSA e o ISECENSA participaram do 7º Congresso Nacional de Educação Católica. O evento, promovido pela ANEC, aconteceu entre os dias 2 e 4 de julho, em Fortaleza, reunindo cerca de 2,5 mil participantes, entre educadores, gestores, religiosos, parlamentares e autoridades, em torno de reflexões profundas sobre os rumos da educação católica no Brasil. As instituições campistas foram representadas pelas diretoras Ir. Ana Teresa Pinto e Ir. Adair Aparecida Sberga, Beth Landim, Pe Murialdo Gasparetti, Anna Luísa Ferreira, Fatima Coelho, Margareth Coelho, Paula Seabra e Patrick Wagner. Patrick, ex-aluno do CENSA e docente do curso de Psicologia do ISECENSA, foi um dos palestrantes do segundo dia e, ainda, integrou a mesa- "Educação Católica Inclusiva: espaço de acolhimento a respeito a todas as pessoas", abordando o tema com competência e de forma bem positiva, destacando a importância de resgatar as potencialidades das pessoas com deficiência.
Também participando ativamente do congresso, Ir. Adair, diretora do ISECENSA e Primeira Vice-Presidente do Conselho Superior da ANEC, além de assinar a coordenação científica do evento, compôs a mesa-redonda "Educar corações e mentes para a esperança: a agenda da educação católica para as novas gerações". Juntamente com o Ir. Paulo Fossatti, em uma conversa dinâmica, mediada por Francisco Morales, foram tratados de quatro assuntos: multicrises, antropologia, comunidade e o que não pode faltar na agenda da educação católica para o futuro.
O encontro celebrou, ainda, os 80 anos da história viva e profética da ANEC, reafirmando seu compromisso com uma educação integral e de qualidade social. Quatro personalidades foram homenageadas com o Prêmio do Mérito Educacional Católico, criado com o objetivo de reconhecer e valorizar pessoas e instituições que se destacam por suas contribuições à Educação Católica no país, especialmente em favor do Pacto Educativo Global. Ir. Adair foi uma das homenageadas e ressaltou a importância do trabalho da ANEC. "São oito décadas de presença efetiva, coerente e apaixonada pela missão de educar à luz do Evangelho, em diálogo constante com a cultura, a ciência, a Igreja, a sociedade e o tempo presente", disse ela.