Tuirma 211 explorando a função exponencial com o auxílio do GeoGebra

Para desenvolver uma das competências da Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias do ENEM, que é Modelar e resolver problemas que envolvem variáveis socioeconômicas ou técnico-científicas, usando representações algébricas, bem como utilizar conhecimentos algébricos/geométricos como recurso para a construção de argumentação (H22), foram propostos para essa aula os seguintes objetivos:
- Identificar se a função exponencial é crescente ou decrescente, conhecendo sua lei de formação.
- Associar o gráfico da função exponencial y = bx a uma curva que intercepta o eixo “y”no ponto cuja ordenada é y = 1 e que não tem ponto comum com o eixo “x”, apenas se aproxima dele.
- Analisar o comportamento do gráfico da função exponencial quando varia a expressão constante expoente.
Para o desenvolvimento das atividades propostas nessa aula utilizou-se o Software GeoGebra para auxiliar a visualização do plano cartesiano e compreensão de conceitos geométricos. 
GeoGebra é um software gratuito de matemática dinâmica desenvolvido para o ensino e aprendizagem da matemática nos vários níveis de ensino. O GeoGebra reúne recursos de geometria, álgebra, tabelas, gráficos, probabilidade, estatística e cálculos simbólicos em um único ambiente.