notícias
CENSA comemora o Dia da Matemática
O Auxiliadora, que participa do Biênio da Matemática Brasil, comemorou o Dia Nacional da Matemática, 6 de maio, antecipadamente. Com uma intensa programação, direcionada aos alunos do Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio, a semana de 2 a 5 de maio foi de muita diversão e aprendizado.
A comemoração começou no dia 2 de maio, com a visita da Profª Daniela Mendes, mentora e coordenadora do Laboratório Sustentável de Matemática, com sede na Escola Estadual Hebe Camargo, no Rio de Janeiro. A Profª Daniela ministrou palestras interativas para os alunos do Ensino Fundamental II e Médio, nas quais apresentou o Laboratório e mostrou como a Matemática pode ser interessante e lúdica. À noite, a convidada ministrou um curso para as professoras do Fundamental I e alunas do Curso Normal Médio e Pedagogia do ISECENSA. No mesmo dia, no turno da tarde, os alunos do 3o ano do Fundamental, assistiram ao filme "A coelha e o cervo", que foi gancho para a introdução dos conceitos de duas e três dimensões.
O dia seguinte, 3 de maio, o 4º ano Fundamental trabalhou com o software Poly, explorando o recurso digital que permite a investigação tridimensional de sólidos, com possibilidade de movimentos e visualização de suas planificações. Já o 2º ano desenvolveu a dinâmica "Jogando, brincando, matematicando...". Reunidos na quadra da escola, a criançada foi desafiada a resolver questões através de jogos como boliche, jogo da velha e da memória.
O quarto dia foi dedicado ao 1º ano do Ensino Fundamental. Seguindo os passos do grande educador Malba Tahan, a equipe do CENSA uniu matemática e literatura, promovendo o "Matematicando os contos de fada", onde os alunos encenaram e trabalharam desafios baseados nas histórias infantis "A bela adormecida", "Cachinhos de ouro" e "Os três porquinhos".
A semana fechou com a palestra "É de pequeno que se aprende a poupar", ministrada por Rodrigo Ulrick Dib Ruas, gerente bancário. Falando aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, Rodrigo deu uma verdadeira aula de Educação Financeira, abordando empreendedorismo, lucro, custo e prejuízo.
- Nosso principal objetivo é a aproximação dos alunos com a Matemática, possibilitando a visão desta ciência como algo prazeroso e imerso no nosso cotidiano - disse Fernanda Monteiro, coordenadora de Matemática do CENSA.