Gincana de Matemática 2021

Já tradicional e ansiosamente aguardada pelos alunos do 3º período da Escola Infantil e 1º fundamental do CENSA, a Gincana de Matemática este ano aconteceu entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro. O tema “Com um pouco de leitura, um pouco de matemática, um pouco de solidariedade, tudo fica transformado!” foi fundamentado no livro “De pouquinho em pouquinho, se faz muitão”, de Carolina Ligocki, que aborda assuntos extremamente relevantes, estrategicamente apresentados para ajudar no desenvolvimento de comportamentos proativos, autônomos, responsáveis, colaborativos e empreendedores.

A Gincana teve início com uma roda de conversa, levantando questões como “O pensamento comum das crianças sobre o dinheiro, “O que é essencial e o que é supérfluo?”, “A empatia e a solidariedade” e “Sustentabilidade”. A partir daí foram utilizadas as mais variadas ferramentas de ensino/aprendizagem: games como o jogo da memória, Popit matemático, Jogo dos erros, Bingo matemático, Quiz show, no wordwall, e Tangran, no aplicativo Jamborard.

Na sexta-feira, 1º de outubro, a garotada teve um encontro virtual com a autora do livro inspirador da dinâmica. Carolina conversou com os pequenos, levando-os a  questionarem-se sobre “o que você aprendeu a fazer um pouquinho e vai gerar um montão de coisa boas?”. Empolgados, os alunos participaram ativamente, fazendo intervenções baseadas em suas vivências.

Com uma vertente solidária, a Gincana propôs um gesto concreto, realizado no dia 4. As crianças fizeram doação de alimentos, pães, biscoitos e leite para a Casa de Acolhimento Renascer. Acompanhando os materiais, enviaram carinhosas cartinhas lembrando o quanto cada uma delas é importante aos olhos de Deus.

- A Gincana cumpriu a função lúdica e educativa proposta, aliando divertimento e prazer em funções importantes como o desenvolvimento afetivo, cognitivo e social. Atendemos ao apelo do papa Francisco que, no Pacto Global,  solicita uma nova relação da sociedade com os bens materiais, pautada em atitudes de participação e cooperação, produzindo novas formas de pensar e agir diante das necessidades - disse Fernanda Monteiro, coordenadora de matemática e do evento.