Variações Linguísticas Regionais

Num país tão grande e rico culturalmente como o Brasil, encontramos uma grande diversidade entre as regiões. Focados na diferença linguística, o 5º ano fundamental do CENSA aprofundou-se no tema, entre os dias 8 e 10 de julho, nas aulas de Língua Portuguesa. O livro "Como é que se diz?", de Telma Guimarães, adotado no Programa Literário, foi o ponto de partida. Divididos em grupos, os alunos identificaram as variações regionais contidas na obra e, posteriormente, pesquisaram sua região de origem e significado.

Os resultados foram apresentados à turma, em cartazes com ilustrações representativas, numa bela e educativa exposição na sala de aula. "Os alunos surpreenderam-se com as descobertas e tiveram uma compreensão mais profunda da diversidade cultural do nosso país", disse a professora Paula Mothé.